quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Papo de Teleco Teco: Benito de Paula é Samba ou não é? Vai arriscar?



Há algum tempo publiquei aqui sobre um suposto quebra pau entre Paulinho da Viola e Benito de Paula, por isto não vou demandar tempo voltando a falar disto não meu povo. Ocorre que estes dias me dei a ouvir Benito de Paula, aliás ele ainda esta la no cdzinho do meu carro; e ai o piolhinho do samba voltou a coçar minha cabeça . Na verdade quanto mais leio sobre o tema, e tenho de confessar que ainda não li quase nada sobre o assunto; as pistas ao invés de esclarecedoras, tornam meus caminhos para uma resposta precisa de um rótulo para o gênero cada vez mais confusas. E um exemplo bom para todas estas perguntas e respostas é o jeito de Benito de Paula fazer seu samba. Conforme o post do link acima (Paulinho da Viola e Benito de Paula), quando ele surgiu alguns críticos chamaram seu estilo de fazer samba de brega e várias outras coisas do tipo. Foi aí que partindo deste fato resolvi fazer este post, na verdade mais para chamar atenção no sentido de tomarmos cuidado ao conceituar as coisas, buscando evitar de nos tornarmos "Xenofóbicos musicais", rotulando tudo, sem permitir espaço em nossos ouvidos e mentes para coisas novas. Vejam bem não estou falando de qualidade musical não; porque realmente a Indústria Cultural tenta sempre empurrar muita coisa ruim goela abaixo, e eu não tenho nem de longe competência para julgar ninguém, seria muita prepotência da minha parte pensar o contrário. De qualquer forma vou deixando uma coletânea do Benito que estou ouvindo a umas semanas e também um vídeo, com dois sambas feitos em homenagem à Ataulfo Alves, ao melhor estilo Benito de Paula é claro; depois vocês me dizem se é samba ou não ok! Quem vai arriscar?


Perfil Benito di Paula

1 Charlie Brown
2 Tudo está no seu lugar
3 Ah! como eu amei
4 Do jeito que a vida quer
5 Retalhos de cetim
6 Mulher brasileira
7 Bandeira do samba
8 Assobiar ou chupar cana
9 Amigo do sol, amigo da lua
10 Se não for amor
11 Maria Baiana Maria
12 Violão não se empresta a ninguém
13 Sanfona branca
14 Osso duro de roer
15 Não precisa me perdoar
16 Como dizia o mestre


Atenção: Este link encontra-se na Internet através de blogs e não é de responsabilidade do Ecos do Teleco Teco devendo ser deletado de seu micro no período máximo de 24 horas.Recomendamos que adquiram o cd na intenet através de sites como http://www.buscape.com.br/ ou similares preservando os direitos do ator)
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

2 comentários:

  1. Samba tem vários estilos. O Samba rock e o swingado tem um estilo diferente, assim como o pagode atual. Acredito que Benito tenha algumas composições que não podem ser classificadas como samba, mas como um pop dos anos 70. Porém outros com certeza eu classificaria como samba. Eu adoro Paulinho, mas acho que as vezes ele é muito radical. Eu só não classifico como samba aquele estilo que hoje se faz no meio o pagode, aquele que eu chamo de "sambanejo" que nada mais é do que o sertanejo (que hoje também não é mais o verdadeiro sertanejo)com um ritmo de pagode. A verdade que Benito ajudou a divulgar o samba no meio de pessoas que evitavam qualquer contato com este estilo de música.

    ResponderExcluir
  2. Paulinho da Viola faz samba; Benito de Paula faz samba também.
    Nos tempos de outrora, Edu Lobo disse que o Gil e o Caetano não faziam música brasileira porque usavam guitarra elétrica.
    Já li também que "Pelo telefone", do Donga, não é samba, mas maxixe.
    Acho que todo mundo está certo... O samba é maior que todos eles juntos.

    ricardo

    ResponderExcluir

A música pulsa como um Eco, estes sons meus amigos são os nossos teleco tecos que vibrantes pulsam igual nossos corações, valeu o comentário!!