sábado, 1 de maio de 2010

Papo de Teleco Teco: Itamar Assunção musical, polêmico e "maldito" com seus discos para ouvir, baixar e dançar


Este bisneto de angolanos criado no terreiro de cadomblé de sua casa veio mesmo para incomodar. Afinal, romper as amarras impostas pela Industria Cultural, contariando o sistema comercial imposto pela mesma, em tempos de linha dura com certeza só poderia dar em muita polêmica. Assunção, pertenceu a Vanguarda Paulistana, que nos anos 70 e 80 foi responsável por um verdadeiro reboliço no mercado fonográfico por ousar, produzir e gerenciar trabalhos independentes das grandes gravadoras.
O "incomodo" foi tanto que logo a mídia já o rotulou de músico "maldito". Influenciado por trabalhos de Adoniran Barbosa, Cartola, Jimi Hendrix, Miles Davis e as poesias de Paulo Leminski, Alice Ruizmisturou misturou samba, rock, jazz, funk e com suas letras para lá de polêmicas, junto a sua banda Isca de Polícia tirou muitas gravadoras e críticios do que poderíamos chamar hoje de zona de conforto. Os músicos da Vanguarda Musical costumavam fazer shows no Teatro Lira Paulistana em Pinheiros (SP) , onde o palco que funcionava como um expelidor de rítmos e tendências abusando de muita ousadia, contestação, criatividadeo e acima de tudo polêmica ditava o ritmo das apresentações. As músicas de Itamar influenciaram músicos como Cássia Eller, Zellia Duncan e Branca Di Neve, tornando durante seu período entre nós um exemplo vivo das vantagens e saborosos frutos que a "experimentação" traz mesmo quando o sistema capitalista de grandes gravadoras persiste em rotular e controlar, na busca incessante de manter os paradgmas necessários para manteneção de seu poder comercial. Abaixo alguns trabalhos de Itamar Assunção e sua trupe Isca de Peixe, inclusive seu disco clássico que recebeu vários elogios da crítica dedicado ao sambista Ataulfo Alves, afinal Itamar Assunção é Papo de Teleco Teco












Atenção: Este link encontra-se na Internet através de blogs e não é de responsabilidade do Ecos do Teleco Teco devendo ser deletado de seu micro no período máximo de 24 horas.Recomendamos que adquiram o cd na intenet através de sites como http://www.buscape.com.br/ ou similares preservando os direitos do ator)
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

1 comentários:

A música pulsa como um Eco, estes sons meus amigos são os nossos teleco tecos que vibrantes pulsam igual nossos corações, valeu o comentário!!