quarta-feira, 28 de abril de 2010

Papo de Teleco Teco: Os balanços de Carlinhos Brown - De Alfagamabetizado a Candombless para você baixar


Me lembro em 1996 quando corri à loja adquirir o Alfagamabetizado do Carlinhos Brown, disco que por sinal ainda tenho. Nesta época não me ligava tanto neste lado de ser pop ou não; para dizer a verdade ainda me atrapalho para definir estes conceitos. Ocorre que passeando virtualmente pelos blogs da vida, me deparei com outro disco de Brown o Candombless (2005). Ao se ouvir as duas obras logo deu para perceber o que muitos chamariam de o "emblemático" lado de Carlinhos Brown; afinal seus trabalhos de um modo geral nunca seguiram uma "constância" nos estilos, se é que isto existe. Alfagamabetizado dominou as rádios com músicas como A Namorada e Quixabeira, todas dançantes e de apelo pop. Como resultado Carlinhos se projetou não só no Brasil como Estados Unidos, Japão e Europa virando até trilha de filmes internacionais como Velocidade Máxima 2.

Já Candombless patrocinado pela ONG holandesa Fundo Príncipe Claus para a Cultura e Desenvolvimento tem digamos um lado de resgate. Mesmo Brown sampleando, mixando e usando de outros "andos" nestas músicas (mesmo porque se isto não ocorresse não não seria um trabalho com sua marca); os cânticos afros contidos no disco sobressaem-se, dando uma certa autenticidade soteropolitana trabalho.
Mas vocês devem estar perguntando: Onde quero chegar? É que nestes "balanços" de Brown, hora pop, hora clássico, hora axé e até mesmo rock, mesmo com a crítica de muitos, que tentam rótulá-lo e definir aspectos para sua musicalidade, Carlinhos permite reinventar-se constantemente. E talvez seja nesta versatilidade, por vezes esquecida em nossos dias, que se encontre soluções para romper o ostracismo musical que persiste em existir em alguns aspectos de nosso cenário musical. A exemplo de Tom Zé, Chico Science, Ariano Suassuna e tantos outros que ousaram, guardadas as devidas proporções, se encontre aí o segredo que fez com que Brown, mesmo diante de críticas a alguns de seus trabalhos no Brasil, conseguisse prestígio e reconhecimento também internacional. Vale a pena conferir estes trabalhos de Carlinhos Brown, afinal Alfagamabetizado e Candombless são Papo de Teleco Teco. por Fábio














Atenção: Este link encontra-se na Internet através de blogs e não é de responsabilidade do Ecos do Teleco Teco devendo ser deletado de seu micro no período máximo de 24 horas.Recomendamos que adquiram o cd na intenet através de sites como http://www.buscape.com.br/ ou similares preservando os direitos do ator)
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

A música pulsa como um Eco, estes sons meus amigos são os nossos teleco tecos que vibrantes pulsam igual nossos corações, valeu o comentário!!